<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, setembro 15, 2005

Adeus a Robert Wise 

Morreu Robert Wise, realizador de "Música no Coração" e "West Side Story"
O realizador Robert Wise, conhecido mundialmente por clássicos de Hollywood como "West Side Story" e "Música no Coração", morreu quarta-feira em Los Angeles aos 91 anos, disse uma fonte familiar.
O realizador, que fez 91 anos no sábado passado, faleceu quarta-feira numa unidade hospitalar da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, vítima de uma paragem cardíaca.

Robert Wise nasceu em 1941 em Winchester, no estado norte- americano do Indiana, e ficou mundialmente conhecido por ter realizado obras como o musical "West Side Story" (Amor sem Barreiras), de 1961, "Música no Coração" (1966) com Julie Andrews e Christopher Plummer.
Wise foi também o editor de um dos melhores filmes de sempre na história do cinema: "O Mundo as seus pés" (Citizen Kane), realizado e protagonizado por Orson Welles. Dois dos filmes de Wise foram galardoados com óscares para melhor realização: "West Side Story" e "Música no Coração".
Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Robert Wise realizou filmes de ficção científica, drama, histórias de guerra, "westerns" e musicais.

"Helena de Tróia", "O Corcunda de Notre Dame", "A Casa Maldita", "Tubarões do Pacífico", "Yang-Tsé em Chamas", "O dia em que a Terra parou", o primeiro filme para cinema da saga "O Caminho das Estrelas" são algumas das películas realizadas por Wise que ficam para a história do cinema.
Wise foi presidente da Academia que atribui os óscares (Academy of Motion Picture Arts & Sciences) e da Associação dos realizadores americanos (Directors Guild of América), que também o premiou por dois filmes.
Em 1989, aos 78 anos, realizou o seu último filme "Rooftops", um filme sobre dois adolescentes na grande cidade, com alguns pontos em comum com "West Side Story".
in Lusa


Editor de Citizen Kane (1941) e realizador de The Sound of Music (1965) Richard Wise teve nos anos 60 o seu ponto mais alto.


Filmografia dos anos 60:
Star! (1968)
The Sand Pebbles (1966)
The Sound of Music (1965)
The Haunting (1963)
Two for the Seesaw (1962)
West Side Story (1961)
Odds Against Tomorrow (1959)
I Want to Live! (1958)
Run Silent Run Deep (1958) ... aka Run Silent, Run Deep (USA: poster title)
Until They Sail (1957)


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?