<$BlogRSDURL$>

terça-feira, agosto 02, 2005

Wells em Locarno 





Cinema: 58º Festival de Locarno homenageia Orson Wells
O 58º Festival Internacional de Cinema de Locarno (Sudeste da Suíça), que começa quarta-feira, prevê apresentar a mais completa retrospectiva consagrada ao actor e realizador norte-americano Orson Wells, falecido há 20 anos.
O Festival, que termina a 13 de Agosto, será o último sob a direcção da italiana Irene Bignard, 62 anos, que anunciou no passado mês a sua demissão "por razões pessoais".

Em competição, estão 18 filmes "dos quatro cantos do planeta, o que é uma característica de Locarno", disse Bignard.
Entre os favoritos ao Leopardo de Ouro, prémio máximo do Festival, está a película do belga Yvan Le Moine, "Vendredi ou un autre jour", baseado num romance de Michel Tournier, com Ornella Mutti, Hanna Schygulla e Philippe Nahon.

Outros candidatos são "Nine lives", do norte-americano Rodrigo Garcia, com Glenn Close e Holly Hunter, e "The piano tuner of Earthquakes", dos irmãos Quay, do Reino Unido.
O ano passado os filmes foram essencialmente históricos ou sobre política, interrogando a sociedade, os deste ano são mais psicológicos e focam histórias pessoais, disse Bignardi.

"Welles, le magnifique" (Wells, o magnífico) é o título da retrospectiva consagrada ao actor e realizador norte-americano Orson Wells.
Serão exibidos um total de 75 filmes, incluindo uma versão restaurada de "Macbeth", que será projectada a 09 de Agosto na Piazza Grande, onde hoje à noite actua Maria Bethânia, a comemorar 40 anos de carreira.

O Festival distinguirá a actriz norte-americana Susan Sarandon com o Troféu Excelência pela sua carreira. O júri deste ano é constituído pelas actrizes Niki Karimi (Irão) e Aparna Sem (Índia), o realizador de Taiwan Tsai Ming Liang e os artistas italianos Valério Adami e Vittorio Storaro.
in Lusa

Site oficial.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?