<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, julho 04, 2005

Spielberg de volta 

Spielberg realiza filme sobre massacre em JO de Munique
O realizador de cinema norte-americano Steven Spielberg começou quarta-feira a filmar o seu projecto de maior carga política até à data, a história de um esquadrão de assalto secreto da Mossad, encarregado de assassinar terroristas palestinianos depois do massacre de atletas israelitas nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

Spielberg, que acabou de estrear o seu apocalíptico thriller «A Guerra dos Mundos», já realizou anteriormente filmes de cariz político como a «Lista de Schindler», em 1993, «O resgate do soldado Ryan ou «O Império do Sol», preparando-se agora para abordar uma questão actual e tão sensível como o conflito israelo-palestiniano.
Segundo o The New York Times, o tema do filme «e tão potencialmente explosivo que Spielberg procurou aconselhamento junto de várias pessoas, desde o seu próprio rabino até ao ex-diplomata norte-americano Dennis Ross, que em contrapartida alertou o governo israelita para o impacto da obra. O ex-presidente norte-americano Bill Clinton terá sido outro dos conselheiros procurados por Spielberg.
O filme – cujo guião é da autoria de Tony Kushner – começa com a morte de 11 atletas israelitas em Munique, mas é centrado na retaliação de Israel: o assassínio, ordenado pela primeira-ministra Golda Meir, dos palestinianos identificados pelos serviços israelitas como terroristas, incluindo alguns que não estavam directamente implicados no massacre olímpico.

Ao focar um capítulo tão controverso da história israelita, que antecipou a táctica conhecida actualmente como assassínios selectivos, Spielberg pode pôr em perigo a imagem altamente prestigiada que tem entre os judeus tanto dos EUA como de Israel.
O prestígio de Spielberg foi ganho tanto à custa da abordagem que fez do tema do Holocausto na «Lista de Schindler» como pelos seus esforços filantrópicos, através da Shoah Foundation, para preservar testemunhos de sobreviventes de campos de concentração.

O filme será protagonizado por Eric Bana, no papel do principal assassino israelita, juntamente com Daniel Craig, Geoffrey Rush, Mathieu Kassovitz, Hanns Zischeler e Ciaran Hinds.
in DD

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?