<$BlogRSDURL$>

domingo, julho 10, 2005

Curtas vilacondenses 

Miguel Vasconcelos vence Curtas de Vila do Conde
Os filmes «Documento Boxe», do português Miguel Vasconcelos, e «Un Camion en Réparation», do francês Arnaud Simon, venceram sábado os prémios máximos do 13º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde.
Entre os 13 filmes seleccionados para a competição nacional, a escolha do júri para melhor curta-metragem recaiu no documentário «Documento Boxe», primeira obra do realizador Miguel Clara Vasconcelos, centrado na vida do pugilista Jorge Pina.
Na competição internacional, na qual estavam seleccionados 54 filmes, o grande prémio de ficção foi atribuído ao realizador Arnaud Simon, por «Un Camion en Réparation».

Entre os vários premiados deste ano, destacam-se «A Serpente», de Sandro Aguilar, distinguido com uma menção honrosa e o galardão para melhor curta-metragem europeia.
João Seabra recebeu o prémio jovem cineasta português pela curta «Basement Videclip».
No âmbito internacional, «Dimmer», de Talmage Cooley, dos Estados Unidos, foi considerado pelo júri o melhor documentário, enquanto «Watermelon Love», de Joji Koyama, do Reino Unido, arrebatou o prémio para melhor curta de animação.
«Instructions for a Light and Soun Machine», do austríaco Peter Tscherkassky, recebeu o grande prémio experimental.

Na secção vídeo musical, uma novidade na edição deste ano do Curtas, o prémio foi para a Finlândia por «Song With no Words», de Kalle Kotila e Tomi Malakias.
Os vencedores dos grandes prémios foram escolhidos por um júri constituído pelos críticos Tony Rayns (Reino Unido) e Jean-Philippe Tessé (França) e pelos realizadores Bahman Ghobadi (Irão), Sei Hishikawa (Japão) e José Pedro Rodrigues (Portugal).
in Lusa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?