<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, junho 16, 2005

Manoel 


Círculo de belas artes de Madrid distinguiu Manoel de Oliveira
O realizador português Manoel de Oliveira recebeu ao fim da tarde de terça-feira, em Madrid, a medalha de ouro do Circulo de Belas Artes da capital espanhola. "O prémio de um vizinho", observou com ironia o realizador de O Quinto Império. "Não faço nada para morrer, mas não faço nada para viver, deixo isso aos caprichos da natureza", disse Manoel de Oliveira, 96 anos, após receber o galardão. Depois, num breve colóquio com o realizador espanhol Victor Erice, referiu-se ao seu longo percurso: "Sou o veterano do cinema mundial e aviso que penso ser muito teimoso nesse ponto", comentou com humor.

"Aos artistas, aos poetas, aos escritores, aos realizadores não há nada mais grato do que o reconhecimento do seu trabalho, um reconhecimento que cai com muita força no coração de cada um de nós quando nos é dado por um vizinho", disse ao agradecer a medalha de ouro. "Receber de casa é importante, mas receber de um vizinho é também importante, até porque as fronteiras estão a diluir-se", repetiu. As medalhas de ouro deste ano - o galardão já foi atribuído, em 1998, ao arquitecto Siza Vieira - foram também concedidas à escritora Ana Maria Matute, ao escultor basco Agustín Ibarrola e ao compositor Luís de Pablo.

"Os meus filmes são bem recebidos em Espanha", disse ainda Oliveira. Até domingo, no Cine Estúdio do Círculo de Belas Artes de Madrid decorre uma pequena retrospectiva da sua obra, com a exibição de sete filmes, realizados entre 1993 e 2003, onde se incluem O Vale Abraão, Party e Viagem ao Principio do Mundo. Uma constância de trabalho que foi assinalada pelo arquitecto Juan Miguel Hernández de Léon, presidente do Círculo, a mais emblemática entidade cultural de Madrid, que comemora 125 anos. "Manoel de Oliveira é a história do cinema português, um realizador que não foi apenas capaz de fazer uma obra de grande intensidade mas é também um caso único de capacidade de trabalho e persistência, com a realização de quase um filme por ano", assinalou Hernandéz de Léon.

Sobre o futuro imediato, Oliveira disse que o seu novo filme, O Espelho Mágico, inspirado no romance A Alma dos Ricos, de Agustina Bessa-Luís, e que será apresentado no Festival de Cinema de Veneza, está em fase de montagem. "Estou a pensar no próximo, tenho uma ideia, estou a pensar numa coisa que se chamaria Toujours Belle ou Belle Toujours, anunciou.
in Público

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?