<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, junho 06, 2005

James Dean 

O jovem mito de Hollywood

[Ora aqui jaz (ui!) um artigo interessante que marca as comemorações dos 50 anos da morte do mito de James Dean, que morreu a 30 de Setembro de 1955, quando tinha um filme ainda a meio das filmagens. É engraçado ver que este jovem de 1m73 tinha uma carreira curta que se imortalizou até hoje. A filmografia dele é muito mais pequena do que a filmografia sobre a sua vida...]

A América celebra James Dean, morto-vivo
James Dean morreu há 50 anos. James Dean não morreu - e ainda tem 24 anos. A peregrinação já começou.
A América começou este fim-de-semana a comemorar o mítico actor que viveu depressa e morreu a alta velocidade há 50 anos. Um festival decorreu de sexta-feira a domingo em Marion, uma cidade rural do estado de Indiana, e terra natal de James Dean, em homenagem a este filho de caseiros metodistas que se tornou numa lenda do cinema.

Jeans e blusões de cabedal foram o traje obrigatório dos fãs do ídolo morto aos 24 anos, ao volante do seu Porsche, e que vieram rever pela enésima vez os três filmes que o imortalizaram: A Leste do Paraíso, Fúria de Viver e O Gigante. Bonnie Martiny, 50 anos, e o filho Josh, 20 anos, fizeram uma peregrinação de quase 1500 quilómetros desde o Louisiana, para participar no festival que é apenas o primeiro de múltiplos eventos que, nos próximos meses, irão assinalar o cinquentenário da morte de Dean. O aeroporto municipal de Marion cedeu uma parte da sua pista para a instalação de um grande ecrã, que os organizadores clamam ser o maior drive-in do mundo, e para uma exposição de carros e motos pré e pós-1957, com prémios para os mais cool (o que mostra que os fãs de Dean convivem bem com a obsessão do actor pela velocidade que motivou a sua morte trágica).

"Sempre fui um fã dos anos 50", diz Josh, que prefere ignorar a reputação de bad boy da estrela. "Jimmy não era isso", garante ele. Mike Reyes, 64 anos, não se refez, até hoje, de ter visto a trilogia de James Dean pela primeira vez quando era criança. "Todo ele era doçura, e sabia falar com as senhoras", afirma. A sua mulher Judy também sucumbiu ao charme. "Para nós, ele terá sempre 24 anos porque morreu assim tão jovem." Se fosse vivo, Dean teria hoje 74 anos.

Os admiradores de Dean terão inúmeras outras ocasiões para se encontrarem até à data do cinquentenário da sua morte, a 30 de Setembro. Um grande concurso de rockabilly (o género rock do fim dos anos 50) em sua memória está previsto de 23 a 25 deste mês em Indianapolis, seguido de uma comemoração do seu último filme, O Gigante, em Marfa, no Texas, de 1 a 3 de Julho. Várias corridas de automóveis estão programadas para Agosto, com uma réplica do Porsche Spyder ao volante do qual Dean morreu.

Um novo festival está anunciado para Setembro, em Fairmont, Indiana, a cidade junto a Marion onde ele passou a maior parte da sua infância e onde foi sepultado. As homenagens não estariam completas sem a edição, pela Warner Bros., de uma caixa de DVD com os seus três únicos filmes, e uma nova biografia, James Dean, por George Perry, profusamente ilustrada com fotografias inéditas.
in Público/AFP, de Mira Oberman



Filmografia completa de James Dean:
Giant (1956) .... Jett Rink
Rebel Without a Cause (1955) .... Jim Stark
East of Eden (1955) .... Cal Trask... aka John Steinbeck's East of Eden (USA: complete title)
Harvest (1953) (TV) .... Paul Zalinka
Has Anybody Seen My Gal? (1952) (uncredited) .... Youth at soda fountain
Sailor Beware (1952) (uncredited) .... Boxing opponent's second
Fixed Bayonets! (1951) (uncredited) .... GI


Natalie Wood e James Dean, em Rebel Without a Cause (1955).

Mini bio do IMdB
Date of birth
8 February 1931
Marion, Indiana, USA
Date of death
30 September 1955
Cholame, California, USA. (road accident)
James Byron Dean
James Dean was raised on a farm by his aunt and uncle in Fairmount, Indiana. He received rave reviews for his work as the blackmailing Arab boy in the New York production of Gide's "The Immoralist," good enough to earn him a trip to Hollywood. His early film efforts were strictly bit parts: a sailor in the Dean Martin and Jerry Lewis overly frantic musical comedy Sailor Beware (1952); a GI in Samuel Fuller's moody study of a platoon in the Korean War, Fixed Bayonets! (1951) ; a youth in the Piper Laurie-Rock Hudson comedy Has Anybody Seen My Gal? (1952). He had major roles in only three movies. In the Elia Kazan production of John Steinbeck's East of Eden (1955) he played Caleb, the "bad" brother who couldn't force affection from his stiff-necked father. His true starring role, the one which fixed his image forever in American culture, was that of the brooding red-jacketed teenager Jim Stark in Nicholas Ray's Rebel Without a Cause (1955). George Stevens' filming of Edna Ferber's Giant (1956), in which he played the non-conforming cowhand Jett Rink, was just coming to a close when Dean, driving his Porsche Spyder, collided with another car in Cholame, California. He had received a speeding ticket just two hours before. His very brief career, violent death and highly publicized funeral transformed him into a cult object of apparently timeless fascination.


Em East of Eden (1955).

ver aqui a longa lista de trivialidades


Marilyn Monroe e James Dean.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?