<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, maio 05, 2005

o espectador português 



Inquérito nacional averigua estado do cinema português
A Associação Portuguesa de Produtores Cinematográficos vai iniciar na próxima semana um inquérito nacional para fazer um retrato do cinema português. O objectivo é traçar um perfil do espectador de cinema português e procurar respostas para os problemas que o sector enfrenta. Os resultados só serão conhecidos em Outubro.
O inquérito terá perguntas sobre a regularidade com que as pessoas vão ao cinema, o último filme português que viram, onde costumam ver filmes e quais os géneros que mais apreciam. Cerca de duas mil pessoas entre os 15 e os 30 anos, tanto no Continente como nas ilhas (tendo em conta os locais de exibição) vão responder ao inquérito. Espera-se, assim, conseguir perceber o o que vai na cabeça dos jovens que vão ao cinema e por que motivo existe um "divórcio com o cinema português", disse à Lusa Paulo Trancoso, presidente da Associação. A nova Lei do Cinema e Audiovisual continua por regulamentar e este "estado de crise" é criticado há vários anos por produtores e realizadores, segundo referiu, ainda, Paulo Trancoso.
Segundo dados do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), que apoia esta iniciativa, dos 218 filmes estreados em Portugal em 2004, 18 foram de produção portuguesa, tendo sido vistos por 201.991 espectadores.
in DN

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?