<$BlogRSDURL$>

terça-feira, maio 03, 2005

espectadores 

UE com mil milhões de espectadores de cinema em 2004
[Ainda falam em crise no cinema...]
O número de espectadores nas salas de cinema na União Europeia ultrapassou a fasquia dos mil milhões no ano passado, revelam os dados do Observatório do Audiovisual Europeu publicados esta quarta-feira. Desta forma, com 1,05 mil milhões de bilhetes vendidos, 2004 foi o segundo melhor ano para o sector desde 1990.
A Letónia foi o país em que a afluência registou o maior aumento. Em 2004 registaram-se 1,6 milhões de espectadores do país, um aumento de 45% em relação ao ano anterior, o que coloca o país, de longe, no topo da lista, juntamente com a Polónia, onde no mesmo período a frequência do cinema aumentou 40,5%. O terceiro país com maior aumento de afluência, a França, registou apenas mais 12,3%.
No pólo oposto estão países como a Finlândia, a Suécia e a Holanda, que registam um decréscimo no número de bilhetes vendidos – menos 10,4%, menos 8,6% e menos 7,3% respectivamente.
Quanto a Portugal, os dados absolutos demonstram que em 2004 venderam-se 17 milhões de bilhetes de cinema, menos 1,7 milhões do que no ano anterior. Uma discrepância que, segundo o Observatório do Audiovisual Europeu não deve ser tomada em conta, uma vez que os dados dos dois últimos anos não são comparáveis, devido à informatização do sistema de monitorização de venda de bilhetes, que fornece dados mais detalhados e seguros.
Os campeões de bilheteira nas salas europeias em 2004 foram «Shrek 2» - 43,1 milhões espectadores - e «Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban» - 40,2 milhões – os únicos a ultrapassar a barreira dos 40 milhões de bilhetes vendidos. Na lista dos 20 filmes mais vistos, a primeira produção europeia aparece no 17º lugar. Trata-se de «Les Choristes», de Christophe Barratier, que vendeu 11,4 milhões de bilhetes em toda a UE.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?