<$BlogRSDURL$>

domingo, março 27, 2005

Cinema Digital on the move 



EUA levam cinema digital a 500 salas da Irlanda
A Irlanda prepara-se para ser o primeiro país do mundo a ter todas as suas salas de cinema inteiramente digitais, através da tecnologia da empresa norte-americana Avica.
Segundo a cadeia de televisão norte-americana CNN, o projecto, pioneiro, contempla a distribuição de 500 projectores pelas salas de todo o país, em substituição dos de bobines de 35 milímetros.
Desta forma, a empresa Avica permitirá que as salas de cinema façam o download dos novos filmes para um servidor, permitindo uma projecção com qualidade superior à actual.
Segundo Moira Horgan, porta-voz do Irish Film Board, a nova tecnologia permitirá melhores imagens e uma maior variedade cinematográfica.
Além das vantagens na imagem, o cinema digital também traz benefícios para o som, uma vez que esta tecnologia melhora as prestações da gravação áudio, e para a distribuição, já que actualmente o filme necessita de ser transportado fisicamente para as salas. Com o cinema digital essa exigência desaparece.
Segundo a CNN, a Avica escolheu a Irlanda para o seu projecto pelo seu número relativamente reduzido de salas de cinema e devido à afluência dos irlandeses – 4,5 visitas por ano.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?