<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Relatório Kinsey 


E que tal falar de sexo?
O sexo levanta muitas questões. Com o doutor Kinsey podemos descobrir algumas das mais importantes que nos levam a desafiar a nossa forma de pensar
Por João Tomé
in Destak - 10 Fevereiro 2005


«Olá. Eu sou o doutor Alfred Kinsey e estou a fazer um estudo sobre comportamento sexual». É assim que a personagem interpretada pelo actor Liam Neeson se apresenta neste filme, baseado em factos reais. Estamos perante a vida de um homem que revelou numa altura onde o conservadorismo imperava ainda mais nos Estados Unidos, os segredos íntimos da sua nação.
Alfred Kinsey permite-nos uma viagem ao mistério do comportamento sexual humano, mas existe um preço para quem se torna tão audaz na sociedade americana da década de 40, do século passado. Ao tentar contrariar a rígida educação religiosa da sua vida familiar, e atraído pela ciência, Alfred Kinsey começa por ser zoologista, mas a sua vida muda quando vai ensinar biologia para a Universidade de Indiana.
É lá que o professor junta uma equipa de investigadores, incluindo Clyde Martin (Peter Sarsgaard), Wardell Pomeroy (Chris O’Donnell) e Paul Gebhard (Timothy Hutton), para fazer face à escassez de dados científicos sobre o comportamento sexual. É também na universidade, no meio das suas calorosas aulas, que conhece Clara McMillen (Laura Linney – que protagoniza dois filmes estreados esta semana), por quem acaba por se apaixonar e casar. Inspirado pelas suas descobertas o doutor e a sua equipa desenvolvem e apuram a técnica de entrevista que vai ajudar as pessoas a ultrapassarem a vergonha, o medo e a culpa das duas histórias sexuais.

«Qual a sua posição sexual mais comum?», pergunta Kinsey. «Há mais do que uma?», responde uma das suas entrevistadas que «sabe menos de biologia do que uma criança de 12 anos numa sociedade desinibida». É então que a vida de Alfred Kinsey muda quando ele lança, em 1948, o livro Sexual Behavior in the Human Male, conhecido como Relatório Kinsey. Numa primeira fase o livro faz dele uma das figuras mais importantes da época, aparecendo na capa da Time. O seu estudo revela agora que quase todos os homens se masturbam, 50% dos casados têm sexo extra-matrimonial e 37% dos americanos tiveram pelo menos uma experiência homossexual. Mas numa segunda fase, com a entrada na Guerra Fria, o estudo meticuloso de Kinsey começa a ser alvo de desprezo, provocando ofensas até de quem o tinha apoiado. Quando publica o seu segundo livro: Sexual Behavior in the Human Female; ele tornou-se objecto de grande repúdio. Tal como é afirmado na sinopse oficial do filme: parece que afinal ninguém estava preparado para saber os segredos mais íntimos das filhas, mães e avós da América.

De: Bill Condon
Com: Liam Neeson, Laura Linney, Chris O'Donnell, Peter Sarsgaard, Timothy Hutton
Origem: EUA/Alemanha, 2004
Duração: 118 minutos
Website: www.foxsearchlight.com/kinsey



Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?