<$BlogRSDURL$>

domingo, fevereiro 06, 2005

Luc Besson cria Cidade do Cinema em Paris 


O realizador de "O Quinto Elemento" quer juntar o maior número de indústrias técnicas e empresas ligadas ao cinema para fazer uma pequena Hollywood.

O realizador e produtor francês Luc Besson, autor de filmes de sucesso como "O Quinto Elemento", "Joana d''Arc" ou "Nikita", quer fazer uma pequena Hollywood em Saint-Denis, norte de Paris, convertendo uma antiga central eléctrica em estúdio de cinema, perto do rio Sena.

O projecto de construção de uma Cidade do Cinema, que está cada vez mais próximo de se concretizar, foi anunciado há mais de um ano e apresentado ao presidente da câmara de Saint- Denis em Dezembro, disse um dos responsáveis pelo projecto na Europacorp ao diário francês "Le Monde". A Europacorp é a produtora e distribuidora de Luc Besson e de Pierre-Ange Le Pogam, criada há quatro anos e meio.

"A ideia", disse Besson, "é juntar o maior número de indústrias técnicas e empresas ligadas ao cinema, pequenas e grandes, propondo um instrumento de grande eficácia". Há também hipótese de algumas empresas do ramo se instalarem na Cidade do Cinema, que os responsáveis querem que esteja pronta em 2007.

Segundo o "Le Monde", estão registadas no anuário do cinema 65 sociedades de aluguer de "plateaux" e de estúdios, sendo que 90 por cento das infra-estruturas estão concentradas em Paris. Na zona onde Besson quer instalar a Cidade do Cinema há vários estúdios: em Epinay, Aubervilliers, Saint-Ouen, Plaine Saint-Denis, Pré-Saint-Gervais e Stains.

Na área de 6,5 hectares onde se quer criar a Cidade do Cinema estão previstos nove "plateaux" de rodagem de 600 a 2.100 metros quadrados, ateliers, salas de montagem e de mistura, 14 mil metros quadrados de escritórios, restaurantes...
in Cinecartaz

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?