<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Festival de Berlim 



Começa amanhã o Festival de Berlim
O filme "Man to Man", do cineasta Régis Wargnier, protagonizado por Joseph Fiennes e Kristin Scott Thomas sobre a busca do elo perdido abre esta quinta-feira o 55º Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Mais de 350 filmes, incluindo as 21 que competirão pelo Urso de Ouro e os Ursos de Prata, serão exibidos no evento, que dura de 10 a 20 de fevereiro.
Mais uma vez, várias estrelas do cinema mundial marcam presença este ano no festival, que contará com Will Smith, Keanu Reeves e Catherine Deneuve, entre outros. A actriz brasileira Fernanda Montenegro participará na exibição do filme "Redentor" na secção Panorama, e o realizador Walter Salles apadrinhará o 'Talent Campus'.

Futebol, sexo e política serão os principais temas dessa edição, como também a situação da África e, especialmente, o execrável genocídio no Ruanda, que será tratado em "Sometimes in April", de Raoul Peck, e "Hotel Rwanda" (filmes fora de competição), de Terry George.
O Festival de Cinema de Berlim, um dos três grandes da Europa, junto com Cannes e Veneza, não aspira ser uma antevisão dos Oscares, mas seus prémios têm, no entanto, uma enorme influência para o sucesso dos filmes em todo mundo.
O filme "Contra a parede", do turco-germano Fatih Akin, vencedor do Urso de Ouro em 2004, colheu posteriormente inúmeras distinções internacionais e despertou o interesse na América Latina e Estados Unidos.
"Não pretendemos ser o festival mais quente, mas sim o mais agradável de todos", afirmou Dieter Kosslick, director-geral do evento.
O tema do sexo será abordado do ponto de vista da pesquisa científica, na co-produção alemã-americana "Kinsey", de Bill Condon, com Laura Linney e Liam Neeson, sobre o sexólogo americano Alfred Charles Kinsey (1894-1956), que encerra o festival no próximo dia 20 e que estreia amanhã em Portugal.



Estreia mundial de "Fateless" no Festival de Cinema de Berlim
O filme "Fateless", de Lájos Koltai, baseado no romance "Sem Destino", do Prémio Nobel húngaro Imre Kertész, foi incluído à última da hora na mostra competitiva do Urso de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa esta quinta-feira, informaram os organizadores do evento.
Para a inclusão de "Fateless", foi retirado da secção oficial o filme "Heights", de Chris Terrio, com Glenn Close e Isabella Rossellini, que será exibido na secção 'hors concours'.
"Felizmente conseguimos encontrar um lugar no programa para incluir o filme", disse Dieter Kosslick, director-geral do festival.
Originalmente estava previsto que Close e Rossellini viessem ao evento para apresentar seu filme, mas agora há dúvidas.
"Fateless" fala do Holocausto judaico na Europa da perspectiva de um adolescente. O Nobel húngaro Kertész foi também o orientador desta co-produção partilhada entre Hungria, Alemanha e Grã-Bretanha.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?