<$BlogRSDURL$>

domingo, setembro 12, 2004

Veneza: Eutanásia e aborto valem prémios de melhores intérpretes 


Mike Leigh foi um dos grandes vencedores no Festival de Veneza - que terminou ontem) com o seu filme sobre o aborto, Vera Drake (interpretado pela também galardoada Imelda Staunton)

O júri do 61º Festival de Cinema de Veneza distinguiu hoje como melhores intérpretes o actor espanhol Javier Bardem e a britânica Imelda Staunton, pelos seus papéis em filmes relacionados com a eutanásia e o aborto, respectivamente.

Bardem foi considerado o melhor intérprete masculino pelo seu papel em «Mar Adentro», de Alejandro Amenãbar.
O actor já tinha sido distinguido com o mesmo galardão em 2000, pelo seu trabalho em «Before Night Falls» (Antes que a Noite Caia) de Julian Schnabel.

Ao receber o prémio das mãos da actriz Scarlett Johannson, o actor comentou: «É quase como se fosse o meu primeiro prémio aqui, porque estou muito nervoso».
Em «Mar Adentro», Bardem encarna Sampedro, um homem que se suicidou com a ajuda alheia, em 1998, depois de uma batalha legal de vários anos para conseguir o direito à eutanásia.

Sampedro existiu de facto, era um marinheiro que ficou tetraplégico aos 25 anos, devido a um acidente. Não podia sequer mexer a cabeça e acabou por ingerir cianeto, com a ajuda do seu círculo de amigos.

Imelda Sauton foi galardoada como a melhor intérprete feminina pelo seu trabalho em «Vera Drake», de Mike Leigh, em que se faz passar por uma mulher generosa e abnegada que, na década de 50, ajudava as mulheres necessitadas a interromper a gravidez.
«Vera Drake» é um filme sóbrio sobre as difíceis condições em que se praticava o aborto no Reino Unido, nos anos que se seguiram à II Guerra Mundial.

«Agradeço ao Festival e ao júri, porque era um assunto delicado de abordar», disse a actriz, ao receber o prémio.


Javier Bardem ao lado da bela Scarlett
___________________

Festival de Veneza Premeia o Melhor do Que Se Viu
VASCO CÂMARA, Veneza (in Público)
Aconteceu num dia 11 de Setembro, como "sinal de diálogo e de paz" e "como negação de toda a barbárie", a cerimónia de entrega dos prémios da 61 edição do Festival de Veneza. Intenções destas, da direcção do festival, tiveram uma coreografia à altura das nuvens dos cinéfilos: Stanley Donnen, o realizador de "On the Town" e de "Serenata à Chuva", dançou num palco de Veneza. Uma lenda do musical americano, foi recebido no teatro La Fenice para receber o Leão de Ouro pela carreira (o outro homenageado da edição, com o português Manoel de Oliveira) e mostrar que está vivo, que "it's not over yet". Donnen dançou e anunciou que em 2005 vai voltar a filmar.
ver o resto aqui

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?