<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, setembro 16, 2004

sugestão do ano: Tape 


Uma descoberta. É como posso definir o filme Tape.


Hawke na casa de banho.

O filme (site oficial), de 2001, tem na base apenas quatro ou cinco nomes:
Os actores são três...
Ethan Hawke é Vince
Robert Sean Leonard é Jon Salter
Uma Thurman é Amy Randall

Richard Linklater é o realizador (o mesmo de Before Sunrise, Before Sunset e Escola de Rock...)
Stephen Belber é o argumentista.


Apenas três actores. 86 minutos. Todo o filme é passado num pequeno quarto de motel (com uma pequena casa de banho, a cama e ao lado da cama uma mesa e duas cadeiras). Conta a história do reencontro de três colegas de liceu após vários anos de não se verem. Hawke e Sean Leonard passam a maior parte do filme no quarto, com Vince (Hawke) a pressionar o amigo a admitir que tinha violado a sua ex-namorada no baile de finalistas. Ao ponto de gravar uma k7 com uma quase confissão do acto por parte de Sean Leonard. Este enredo entre os dois é intenso, com Hawke a insistir, a debaterem as opções de vida, os erros do passado... sempre com Vince a tentar fazer com que o amigo, de uma maneira ou de outra admita ter forçado Uma a ter relações, algo que ele nunca tinha conseguido enquanto primeiro namorado de Uma e lhe causa algum ciúme.
Depois entra Uma, e o enredo torna-se mais e mais interessante. A intensidade dramática dentro daquele pequeno quarto é fantástica e bem conseguida. Para ver e apreciar.


O reencontro: não só entre Ethan Hawke e Uma Thurman, que estiveram juntos noutro filme muito bom, Gattaca, como entre Robert Sean Leonard e Hawke que por irónico que pareça foram companheiros de quarto num dos filmes mais marcantes da minha geração: Clube dos Poetas Mortos. Agora estão os dois num quarto em situações distintas. Se não fosse algumas incongruências até que poderia ser os dois amigos, bem diferentes, mas uns anos mais tarde, mas isso já é imaginação a mais.


Achei esta maravilha numas promoções da FNAC de DVD´s importados. 9,90 €, barato para importado. Cheguei a casa ansioso por ver um realizador e três actores que aprecio e... não dava para ver zona 1 (EUA). Cheguei a casa dos meus pais para ver na PlayStation do meu irmão e... não dava para zona 1 também! Tive de ver em casa de um amigo com DVD no portátil (o meu ainda não tem). Um excelente filme. Repleto de interesse nas relações humanas e mais não foi preciso do que três bons actores, um quarto de motel e uma boa história. Tem tudo que uma boa história precisa, até um climax. Tudo pode acontecer...

Dúvido que seja simples encontrar este filme em Portugal sem ser importado, mas é muito bom.

vejam o trailer aqui

Plot: Three old high school friends pass the time in a Michigan motel room dissecting the painful memories of their high school years.
Based on a three-character, one-act play, Tape is set entirely in Room 19 of a seedy motel in Lansing, Michigan rented by Vince, a ill-tempered, outgoing party animal/drug dealer who's visited by his old high school friend Jon, a documentary filmmaker, where they pass the time reminiscing about the good old times which take a turn when Vince records their conversation with Jon admitting to a possible date-rape of Vince's old girlfriend Amy, who later shows up and opens up a new wave of talk and arguments about whose story is fact or fabricated.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?