<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, setembro 10, 2004

Chirac não recebe Cruise, será da cientologia? 





Cruise em Veneza
Será normal? Nos dias que correm o presidente francês Chirac, que galardoou esta semana um amigo de Cruise, Steven Spielberg, com a ordem mais importante de França, recusar encontrar-se com Tom apenas porque pertence a um modo de vida, que é a Cientologia. Aliás é um modo de vida interessante. Porquê criar estes dogmas? Não cairia bem na sociedade francesa? Mas eles vivem na idade média, ou é só impressão minha. Enfim. Cientologia ou não, leiam o Código de da Vinci, que se passa, na maioria exactamente em Paris, e talvez descubram que o Cristianismo de hoje tenha mais de seita e manipulação do que a Cientologia.


Cruise em Inglaterra. Não será sorriso a mais??
Já agora, uma nota para Tom Cruise, que gosta muito de estar perto dos fãs, e que tem andando nas últimas semanas numa roda viva por toda a Europa. Só não apareceu em Portugal. Porque em Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Itália, pelo menos nestes já esteve. Já deve estar farto é de ver o seu novo filme, Colateral.


Chirac depois de atribuir uma medalha a Steven Spielberg, esse homem que contribuiu tanto para a história francesa... será que Portugal também o vai galardoar? Até nem era mal pensado, o cinema português fica aquém do francês, e somos mais dependentes dos filmes americanos...

João Tomé
_______________________
Polémica em redor da Cientologia
Jacques Chirac recusou-se a receber Tom Cruise

Depois de se ter reunido na semana passada com o ministro francês da Economia e Finanças, Nicolas Sarkozy, o actor norte-americano Tom Cruise, conhecido também pela sua devoção à Igreja da Cientologia, considerada uma seita em França, viu negado um pedido de audiência ao Presidente Jacques Chirac.

Tom Cruise solicitou, por carta, um encontro com Jacques Chirac durante a sua passagem por França para promover o filme "Colateral", mas sem sucesso, segundo confirmou o jornal "Libération" junto da Presidência francesa. O jornal relaciona a recusa com o facto de o actor ser uma figura emblemática da Igreja da Cientologia, considerada uma seita em França.

Apesar de não ter respondido afirmativamente ao pedido de Cruise, alegando "razões de agenda", Chirac decidiu, porém, que o actor fosse convidado para a cerimónia de entrega da Legião de Honra a Steven Spielberg, que decorreu no domingo. O jornal "Le Nouvel Observateur" aponta, no entanto, que quando enviou o convite, a Presidência já tinha conhecimento de que o actor não estaria em França nesse dia, ocupado com o seu périplo europeu para a promoção de "Colateral".

Já o ministro francês da Economia e Finanças, Nicolas Sarkozy, aceitou o pedido de audiência de Cruise e reuniu-se com o actor durante cerca de uma hora, no passado dia 30 de Agosto. No encontro, segundo fontes oficiais, foram debatidas questões ligadas ao cinema e às relações franco-americanas. Na altura, fizeram-se ouvir muitas críticas e dúvidas sobre o motivo e a oportunidade de tal reunião entre o ministro e a estrela de Hollywood e da Cientologia.

Jean-Pierre Brard, deputado e membro do conselho de orientação da missão interministerial de luta contra as seitas, citado pelo "Libération", insurgiu-se contra o facto de um ministro "receber um representante proeminente da Cientologia". Cruise, acrescenta Brard, é "uma figura simbólica" dessa "seita", "uma das mais perigosas conhecidas actualmente".
in Público.pt

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?