<$BlogRSDURL$>

terça-feira, agosto 03, 2004

Estúdios de Hollywood Acusados de "Crimes Contra a História" 


Os historiadores ingleses estão preocupados com alguns filmes produzidos pelos estúdios de Hollywood que, acusam, estão a destruir a identidade nacional britânica e a distorcer a história mundial. Os exemplos são vários, desde "O Resgate do Soldado Ryan" a "Tróia".

Em declarações ao "Independent", Simon Thurley, que dirige o English Heritage, um organismo governamental, culpou os estúdios da confusão que afectou uma geração de crianças. Já o escritor de livros históricos Antony Beevor considerou que a americanização da história britânica é um problema: "Não se pode transformar qualquer herói do mundo num americano." "É uma grotesca distorção da história".

Os historiadores apontam, como exemplos, "O Resgate do Soldado Ryan", realizado por Steven Spielberg, no qual foram omitidas as referências a tropas inglesas ou aliadas, e também "Submarino U-571", de Jonathan Mostow, onde os submarinos ingleses foram substituídos por americanos. "Robin dos Bosques: Príncipe dos Ladrões", de Kevin Reynolds, foi acusado de distorcer o passado medieval da Inglaterra.

A historiadora clássica Bettany Hughes vai mais longe e diz que "Hollywood cometeu alguns crimes terríveis contra a história" - "Tróia", de Wolfgang Petersen, é o mais recente exemplo. "Os heróis mortos nas vestimentas greco-romanas foram cremados com moedas nos olhos - antes de o dinheiro ter sido inventado", disse.
in Público

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?